Impacto da Selic nas empresas e estratégias da Asset1

Na midia - Asset 1

Com a Selic em 15% ao ano e indicação do Copom de mantê-la em nível restritivo por período “bastante prolongado”, nosso CIO de crédito, Daniel Palaia, aponta que o efeito mais significativo sobre os resultados operacionais das empresas ainda está por vir.

“Ainda não vemos um impacto relevante da taxa de juros sobre os resultados operacionais das empresas. Nos resultados do quarto trimestre [de 2024] e do primeiro trimestre deste ano, os resultados ainda vieram bons operacionalmente, com as empresas mostrando robustez. Começamos a ver, do lado das despesas financeiras, um maior impacto, mas o que de certa forma acabou mitigando tudo isso foi o operacional, senão as empresas já estariam em uma situação um pouco mais complicada. Acredito que vamos começar a ver um impacto na parte operacional e é onde temos um pouco mais de preocupação a partir do segundo semestre.”

Diante desse cenário, a Asset1 tem concentrado as alocações do portfólio de crédito em empresas menos cíclicas e com passivos mais alongados, evitando exposição excessiva a rolagens de dívida em um ano desafiador.

Palaia também reforça que estamos atentos ao cenário eleitoral de 2026, mantendo um percentual maior de caixa e prazos menores na carteira, o que garante flexibilidade para aproveitar oportunidades geradas pela volatilidade, sempre priorizando fundamentos sólidos.