Copom reduz Taxa Selic para 11,75% a.a.
O Copom confirmou ontem a redução da taxa Selic para 11,75% ao ano, como previsto pelo nosso Economista-chefe, Luís Fernando Cezario.
Após o quarto corte seguido na taxa básica de juros, o Copom ainda prevê novos cortes para 2024 no mesmo ritmo, que entende apropriados para manter a política monetária contracionista necessária para o processo de desinflação.
“Ao optar por manter este trecho inalterado, o Copom indica que prefere conduzir a política monetária com cautela diante de um cenário com expectativas de inflação desancoradas e ainda permeado de incertezas. Aqui, notamos que apesar de reconhecer que o ambiente externo tornou-se menos adverso, os membros do Copom ainda avaliam que o cenário internacional permanece volátil e incerto. Por outro lado, o comitê reconheceu que os núcleos de inflação se aproximaram do centro da meta, e o modelo do BCB mostrou uma modesta queda na projeção de inflação de 2024, de 3.6% na reunião anterior para 3.5%. A projeção para 2025 manteve-se estável em 3.2%. Sendo assim, mantemos nosso cenário base de que o Copom seguirá com sua estratégia de redução gradual da taxa Selic, no ritmo de 50bp por reunião, levando-a para 9.5% no final do ciclo”, afirmou Cezário em sua matéria hoje ao Estadão.