Copom reduz taxa Selic para 12,75% a.a.
No dia de ontem, 20 de setembro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil decidiu o novo patamar da Selic, a taxa básica de juros da economia, que teve uma redução de 0,5 p.p, chegando a 12,75%.
Nosso economista-chefe, Luís Cezario, foi destaque na mídia ao falar com a Bloomberg, Estadão e Exame sobre sua visão após a divulgação da nova taxa Selic:
“Entendemos que o comunicado da reunião reiterou a mensagem da última ata do Copom de que é pouco provável que o ritmo de corte de juros seja intensificado no curto prazo, mantendo o ritmo de 50bp de corte nas próximas reuniões.
Esta avaliação é baseada em três fatores, que favorecem a postura prudente adotada pelo Copom: 1) as expectativas de crescimento do PIB em 2023, que têm sido revisadas para cima; 2) as expectativas de inflação para 2025 e 2026, que permanecem 0,50 ponto porcentual acima do centro da meta; e 3) as projeções do modelo do BC subiram um pouco no horizonte relevante para a política monetária.
Contudo, acreditamos que o debate sobre uma possível aceleração no ritmo de redução da taxa Selic possa ganhar força no Comitê no final do ano, caso as medidas de núcleo da inflação permaneçam em patamares benignos e a atividade apresente sinais mais claros de enfraquecimento.”
Quer saber mais? Acompanhe nossos informativos e a reunião mensal com a visão do nosso time de experts. Venha para a ASSET 1, transparência e coerência para uma performance consistente.