Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50%
Nesta tarde, o Federal Reserve (FED) manteve a taxa de juros básica da economia americana no intervalo entre 5.25% e 5.50%. A decisão foi unânime e era amplamente esperada, uma vez que vários membros do FOMC vinham defendendo cautela na condução da política monetária após o FED ter implementado um ciclo de alta de 525 pontos básicos (pb) em 18 meses.
No comunicado divulgado após a reunião, o FED indicou que provavelmente voltará a elevar a taxa de juros em 25bp até o final do ano. Apesar da desaceleração da inflação observada ao longo do ano e da redução no desequilíbrio existente no mercado de trabalho, o FED avaliou que ainda é cedo para declarar que o ajuste monetário foi concluído, sobretudo diante da resiliência da atividade econômica e do forte aumento no preço do petróleo ocorrido no 3º trimestre. As projeções atualizadas dos membros do FED também revelaram que o banco central americano prevê uma redução de apenas 50pb na taxa de juros em 2024, montante inferior ao corte de 100pb que era projetado em junho. Ou seja, o FED reforçou a mensagem que a política monetária americana precisará ficar mais apertada por mais tempo.
Seguindo a análise do nosso economista-chefe Luís Fernando Cezario, avaliamos que a sinalização do FED é adequada à conjuntura atual. A forte expansão fiscal promovida pelo governo Biden e pelos governos locais têm contribuído para manter o crescimento da economia americana acima do potencial, mesmo com o aperto monetário já implementado. Além disso, o mercado de trabalho continua apertado, o que tem mantido pressão sobre os salários e a inflação de serviços. Diante disso, acreditamos que o FED voltará a elevar a taxa de juros em 25pb na até o final do ano, para o intervalo entre 5.50% e 5.75%.