Copom endurece o tom e aumenta a taxa Selic para 12,25% ao ano
Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a elevação da Selic em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, e reforçou um comunicado duro, sinalizando mais duas altas de 1 ponto percentual no início de 2025. Essa postura firme busca enfrentar o cenário desafiador de inflação e pressão cambial, marcando um forte compromisso com a estabilidade de preços.
Nosso economista-chefe, Luís Fernando Cezario, analisou a decisão em matéria do InfoMoney: “Embora o cerne do problema seja a política fiscal, é dever do BC implementar a política monetária necessária para buscar reestabelecer um ambiente de estabilidade de preços, mesmo que isso gere um custo mais elevado para a atividade econômica no curto prazo.”
Ele destacou ainda que sinais de hesitação por parte do Banco Central poderiam agravar as expectativas de inflação, resultando em um ambiente ainda mais desafiador. A firmeza do Copom, portanto, é essencial para reduzir o prêmio de risco na curva de juros.
As projeções indicam que a Selic pode atingir 15% em 2025, com possibilidade de desaceleração no ciclo de altas ao longo do ano, dependendo das condições econômicas.